• Ana Ramalho

Como proteger o seu bebé nos dias de sol


Os dias quentes já chegaram. O sol brilha, os dias convidam a grandes passeios, praia e outras actividades no exterior. Partilhar novas aventuras com o bebé parece uma ideia bastante agradável, mas exige cuidados redobrados. Os bebés e as crianças são mais vulneráveis ao calor e à radiação ultravioleta.

Os cuidados a ter vão muito além da escolha do protector solar. Nos dias de calor deveremos ter atenção à quantidade de água ingerida, ao vestuário e à exposição ao sol.

Os bebés com idade inferior a seis meses devem evitar a exposição solar directa. Mas, no caso em que tal não seja possível, novas directrizes, aconselham a que se utilize protector solar mesmo nessas crianças. O protector solar é desaconselhado em bebés com menos de seis meses, pois a pele ainda não consegue eliminar as substâncias químicas existentes nos produtos de maneira eficiente.

Quanto ao protector solar devemos optar cremes à base de minerais, como dióxido de titânio e óxido de zinco, uma vez que não têm substâncias químicas na sua composição e actuam como espelho ao reflectirem os raios solares. O factor de protecção nunca deve ser mínimo de 30, sendo o factor 50 o mais indicado para a pele sensível dos bebés. Devemos também ter em atenção à resistência à água, podendo serem classificados como water resistant (resistem até 40 minutos) ou very water resistant (perduram até 80 minutos). O protector solar deve ser aplicado generosamente e de forma uniforme em todo o corpo, inclusive no rosto, pelo menos 30 minutos antes à exposição solar e replicado de duas em duas horas.

Nas saídas com as crianças devemos evitar as horas de maior incidência dos raios solares, ou seja, das 10 às 16 horas.A criança deverá ser equipada de roupa leve, de preferência de algodão, de modo, a protegerem o corpo da criança dos raios UVA e UVB (umas calças e uma blusa de manga longa), um chapéu e uns óculos de sol que deverão respeitar a norma CE, categoria 3 ou 4. Sempre que possível a criança deve ser mantida à sombra, recorrendo aos filtros físicos como o guarda-sol, as capotas para o carrinho e telas protectoras, no caso, de viagens de automóvel.

#cuidadoscombebésecrianças #protectorsolar #diasdecalor #cuidadoscomapele

0 visualização
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon

© 2020 Todos os direitos reservados a O Cantinho da Mamã