• Ana Ramalho

8 Dicas para sobreviver ao puerpério


A maternidade é, ainda, bastante romantizada pela sociedade. Principalmente os primeiros momentos com o bebé que são descritos como os mais felizes e abençoados dias da vida da mulher. No entanto, o corpo da mulher está em recuperação de um parto, a reajustar-se após as alterações impostas pela própria gravidez e a mulher está a descobrir-se no seu novo papel - ser mãe. Como pode isso ser fácil e maravilhoso? Porque não se fala sobre isso?

Apesar de vivermos numa era em que a informação está à distância de um clique, muito pouco se fala sobre o lado obscuro desse período como a privação do sono, o cansaço extremo, o descobrimento de uma nova realidade, o desempenho de um novo papel e o descontrole hormonal. Muitas poucas pessoas têm a coragem de expor as dificuldades enfrentadas, pois têm receio do julgamento, de parecerem fracassadas ou serem rotuladas como péssimas mães.

A este período chama-se puerpério. O puerpério representa o período desde a expulsão da placenta até ao momento do retorno da ovulação e das funções reprodutivas. Durante este período o corpo da mulher passa por profundas modificações físicas e emocionais. O puerpério dura cerca de 6 a 8 semanas após o parto. Mas muitos defendem que a nível psicológico possa prolongar-se até, pelo menos, 2 anos.

Cada mulher vive este momento com uma intensidade diferente, para algumas é mais fácil e dura menos tempo, enquanto que outras sentem-se desamparadas, incompreendidas, culpadas, confusas, cansadas e até precisam de apoio e ajuda psicológica.

Este período requer muito repouso da parte da mulher, para que o corpo possa recuperar o mais rápido possível do parto. É fundamental que a mãe se dedique essencialmente ao filho, deixando as tarefas domésticas, o trabalho ou as visitas para último patamar. Assim, a mãe pode descansar enquanto o bebé dorme, manter uma alimentação saudável, definir uma nova rotina e criar/fortalecer o vínculo com o novo membro da família.

Para que isso possa ser possível, é importante seguir as seguintes dicas:

#Dicas #Puerpério #maternidade #pósparto

0 visualização
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon

© 2020 Todos os direitos reservados a O Cantinho da Mamã