• Ana Ramalho

Inspirações Literárias: Bésame Mucho


Bésame Mucho é o livro mais lido do pediatra espanhol Carlos González, defensor da criação com apego e da disciplina positiva. O autor é carinhosamente apelidado de "o pediatra favorito dos pais" (pode ler-se na capa). É um livro obrigatório para quem busca entender o seu bebé e seguir um modelo de parentalidade assente na empatia e que visa a impulsionar o vínculo entre pais e o recém-nascido.

É um livro de leitura fácil e agradável e está repleto de bons exemplos do quotidiano de muitos pais. Quem nunca passou por dificuldades para adormecer o bebé, por uma crise de choro inexplicável ou dúvidas sobre a amamentação?

O pediatra espanhol sugere aos pais que retomem aos seus instintos mais primitivos, que ouçam mais as suas vontades perante os pedidos do bebé. Se tem vontade de pegar no seu bebé ao colo para o acalmar, porque não fazê-lo? O bebé iria agradecer. Não existe método mais eficaz para acalmar um bebé e é uma forma de transmitir confiança e fortalecer o vínculo com o bebé. Mimo nunca é demais, amor nunca é demais.

No primeiro capítulo o autor desmitifica a ideia pré-concebida e já enraizada do mau bebé, reduzindo-o a um pequeno ser humano com sentimentos e necessidades que precisam de ser atendidas e que se regem pelo instinto primitivo, herança genética dos nossos antepassados.

Constantemente somos bombardeados com dicas, métodos infalíveis, saberes passados de geração para geração. Para onde quer que vamos há sempre alguém que tem algo a dizer sobre bebés. Vivemos acorrentados a opiniões alheias e a diversas filosofias e teorias que têm vindo a ser implementadas há décadas e ditas como milagrosas. Muitas destas filosofias afastam os pais e inibem o contacto físico e até o desenvolvimento do vínculo afectivo entre o cuidador e a criança.

A leitura deste livro desperta confiança no que o leitor sente, deseja ou faz pelos seus filhos e incentiva uma maternidade mais leve, baseada no amor e no instinto.

Ler e reler este livro é uma delícia, faz bem à alma, reconforta-nos. Por isso, indico este livro a todas as grávidas e recém-mamãs.

#InspiraçõesLiterárias #livrossobregravidezepeuricultura #livros

0 visualização
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon

© 2020 Todos os direitos reservados a O Cantinho da Mamã