© 2017 Todos os direitos reservados a A Kind of Mom

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • Home

  • Sobre

  • Contato

  • MAIS

    A Kind of Mom

    Sling vs Canguru

    11.09.2017

     

    É frequente encontrarmos os papás e as mamãs a passearem com os seus bebés dentro de uma espécie de mochila (canguru)  ou envoltos num longo pano (sling). Este método permite que os papás desfrutem melhor do passeio e possam realizar várias actividades e os bebés sentem-se reconfortados e aconchegados. Os benefícios desses carregadores são inúmeros e incontáveis. No entanto, ainda vejo muitos bebés, por aí, de perna estendida, ou seja, o carregador não respeita a fisiologia do bebé e muito provavelmente a do adulto. Por isso, quando compramos um carregador temos que ter algumas preocupações e conhecer as especificações de cada tipo de carregador. A nossa aquisição tem que ser feita com consciência e conhecimento. Por isso, deixo, aqui, as informações que recolhi quando comprei o meu canguru.

     

    Sling

     

    O sling é, basicamente, um tecido longo que envolve o adulto e o bebé, este é altamente recomendado por pediatras por ser considerado ergonómico e pode ser usado desde o nascimento. 

    Existem vários tipos de sling, sendo os mais comuns:

     

     

     

    Wrap Sling trata-se de um pano com cerca de 5 metros que envolve o corpo do carregador e do bebé. É o sling mais versátil, pois adapta-se a várias posições e a vários utilizadores.  Este tipo de sling oferece suporte às costas e à cabeça do bebé.

    ​ 


     

    ​
     

    Sling de argola é um pano com cerca de 2 metros de comprimento com uma argola costurada na ponta.  Este sling usa-se traçado desde o ombro até ao lado oposto da bacia e as argolas permitem ajusta-lo a cada utilizador. É considerado mais prático que o anterior.



     

    Pouch Sling consiste num tecido que ao ser dobrado ao meio cria uma espécie de bolsa onde pode carregar confortavelmente o bebé. Porém, não é ajustável, o que impede que seja usado por pessoas com fisionomias dispares. Não confunda com o Bag Sling que é considerado perigoso e proibido em vários países devido a ocorrência de morte por sufocamento

     

    ​​​

     

    ​Mei Tei é um tecido com alças nas costas que se cruzam e se atam na cintura do adulto. É um
    carregador estruturado inteiramente de pano, por isso, destaca-se pela sua funcionalidade, simplicidade e flexibilidade quando comparado com os seus pares.






    Mesmo assim, o sling não consegue bater a popularidade do canguru, sendo, este último, considerado mais prático, mais flexível e mais simples. Existem várias marcas, tipos e para todas as carteiras. Mas a principal diferença entre o sling e o canguru é a ergonomia. O sling é sempre ergonómico. Sim, neste momento já existem vários cangurus ergonómicos, ou seja, respeitam a fisiologia do bebé e do carregador.

     

    O que é um canguru ergonómico?

     

    Um canguru  é considerado ergonómico caso o bebé fique na posição de "sapinho", ou seja, a abertura das pernas do bebé deve formar um ângulo de 90 graus em relação ao eixo corporal do adulto com o quadril flectido de modo a que os joelhos fiquem ligeiramente acima das nádegas. 

     

    Esta posição evita futuros problemas nas articulações do bebé e ajuda a resolver casos de displasia de quadril leve. Na posição fisiológica, o peso recai sobre as nádegas do bebé, por isso, é importante que o tamanho da base do canguru seja do tamanho da pelve da criança. O canguru ergonómico permite, ainda, que as costas do bebé fiquem um pouco flectidas, sem exercer pressão na coluna. Para os adultos, o canguru ergonómico, também, é considerado a melhor opção, visto que o peso é distribuído e não sobrecarrega os ombros e as costas. Para que possa desfrutar de um maior conforto, na hora da compra, verifique se as alças e o cinto são largos, acolchoados e ajustáveis.

     

    Posição correcta

     

    Os especialistas da área recomendem que o bebé fique virado para o adulto, a coluna levemente curvada e os joelhos um pouco acima do rabiosque. Não é aconselhável colocar os pés do bebé para dentro do carregador, pois, limita os movimentos e o desenvolvimento natural do quadril.

    É sempre importante verificar a posição do bebé de modo que este tenha liberdade de movimentos, possa respirar devidamente e que a circulação sanguínea não seja prejudicada.

    Deve seguir, sempre, as instruções fornecidas pelos produtores, tanto a respeito da idade e peso do bebé como das posições possíveis.

     

    Vantagens

     

    1. O adulto tem liberdade de movimentos;

    2. Intensifica o vínculo entre carregador e o bebé;

    3. Fortalece o desenvolvimento neuro-comportamental e psico-efectivo do bebé;

    4. A proximidade com o adulto acalma o bebé;

    5. Os movimentos dos pais ajudam o desenvolvimento físico do bebé;

    6. Alivia as cólicas e o refluxo; 

    7. Permite o controlo térmico;

    8. Favorece a amamentação;

    9. Desenvolve a estimulação sensorial do bebé


    Dica extra

     

    Não podia deixar de partilhar este pequeno truque. Caso já tenha um canguru que não seja ergonómico e não pretende gastar dinheiro na compra de outro (o preço pode ser bem salgado) então siga as instruções na imagem para transformar o seu canguru em ergonómico.

     

     

     

     

    Por aqui alguém é defensora do uso de sling e do canguru? Partilha a tua experiência.

     

     

     

    Tags: Grávidas em movimento

    canguru

    sling

    carregadores

    canguru ergonómico

    babywearing

    Share on Facebook
    Share on Twitter
    Please reload

    • Black Facebook Icon
    • Black Instagram Icon
    • Black Pinterest Icon